Update na política

Update na política

Hoje se faz tudo pelo celular, se compra qualquer coisa, serviços de banco, pede táxi, pede comida e até consegue namoro. Mas alguns serviços públicos insistem em permanecer na era do papel, dos protocolos físicos e da burocracia. Por exemplo a Câmara de Joinville, mas várias outras pelo Brasil têm os mesmos problemas ou até piores.

Nas primeiras semanas já é possível perceber o fluxo diário de ofícios, memorandos e requerimentos, tudo impresso em duas vias, carimbado, assinado e protocolado fisicamente. Há pessoas dedicadas quase exclusivamente a isto, sem contar o tempo despendido pelos vereadores, presidente da casa e presidentes das comissões com as pilhas de projetos.

É inimaginável que na era dos aniversários por videochamada, home office, certificados digitais e afins, processos como esses ainda sejam regra. O resultado é a morosidade, insegurança jurídica, falta de rastreabilidade, extravio de documentos, muitos gastos e até insegurança sanitária passando tanto papel de mão em mão.

Quase sempre a justificativa para impedir o processo de inovação é o custo. Mas é preciso entender que investir de forma inteligente é evitar gastos maiores no futuro. Mais que isso, é preciso vontade de passar o pente fino, cortar os gastos desnecessários e sair da zona de conforto para que os recursos sejam bem empregados e no futuro próximo sobre mais para ser empregado onde realmente importa, saúde e educação.

Em Joinville a bancada do NOVO está fazendo sua parte, reduzindo pela metade a folha com assessoria e fazendo uma série de indicações de redução de gastos com auxílios, privilégios e propaganda na Câmara, além de participar dos estudos para modernização dos processos legislativos. Os vereadores e servidores devem dedicar mais tempo a projetos importantes, resolvendo problemas complexos e que façam a diferença positiva na vida das pessoas. A inovação é parceira disso, aumenta a segurança, transparência, agilidade e reduz custos. É preciso dar um update na política!

Publicado originalmente em: https://www.facebook.com/novosantacatarina/posts/1834356776729715

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *